O consumo de industrializados e ter uma vida com hábitos nada saudáveis podem desencadear um problema bastante comum, o colesterol alto, que costuma prejudicar enormemente a saúde. Quando o colesterol está presente em grandes quantidades no organismo a pessoa fica mais suscetível a desenvolver doenças do coração, ser vítima de arteriosclerose e também de câncer.
Curiosamente, comer alimentos específicos ajuda a controlar o índice de colesterol no organismo, muitas vezes a reduzi-lo, passando a ter mais saúde e melhor qualidade de vida. Mas, quais seriam esses alimentos para controlar o colesterol? Conheça aqui os cinco principais e veja dicas para inseri-los em sua alimentação e proteger seu organismo contra doenças.
5 alimentos para controlar o colesterol
1 Peixes sardinha, atum e salmão
Esses três peixes têm em comum uma substância poderosíssima para controlar o colesterol, o Ômega 3, que é um ácido graxo que o organismo não tem capacidade de produzir naturalmente.
Tal nutriente reduz a quantidade de colesterol e triglicérides, melhora o funcionamento do sistema circulatório e do coração, além de diminuir a pressão arterial, evitar o entupimento de veias e ter ação anti-inflamatória.
- Como consumir: a sardinha, atum e salmão devem ser consumidos grelhados, assados ou cozidos. Não frite os peixes, porque a gordura utilizada nesse tipo de cozimento acaba por diminuir os benefícios saudáveis dos alimentos.
2 Frutas oleaginosas
É o caso das nozes, castanhas e amêndoas, que possuem uma grande quantidade de gordura poli-insaturada, que é famosa por ser uma gordura boa para o organismo, desde que consumida de forma moderada.
A gordura poli-insaturada ajuda a manter os níveis de colesterol mais baixos, evitando doenças cardiovasculares. Além disso, as frutas oleaginosas são ricas em antioxidantes e vitamina E, que combatem radicais livres.
- Como consumir: nozes e castanhas podem ser consumidas em pequenas porções durante o dia, entre as refeições principais, substituindo o tradicional lanche. Se preferir, também existe a possibilidade utilizá-las como complemento de pratos, como a salada ou ainda no iogurte, sempre com moderação.
3 Frutas vermelhas
Entram nessa lista o morango, amora, framboesa, cereja, ameixa e mirtilo. Um dos grandes diferencias dessas frutas é que elas têm altas taxas de substâncias antioxidantes, que impedem a formação e acúmulo do colesterol no organismo.
- Como consumir: a versão in natura é a mais indicada, uma vez que não é processada e apresenta maior quantidade de nutrientes. É possível consumir esses alimentos em salada de fruta, lanches ou então em iogurtes.
Outra forma é o suco de frutas vermelhas, porém dê preferência sempre para o natural e não o industrializado e procure tomá-lo assim que estiver pronto.
4 Alho
O alho é um alimento com alicina, uma substância que consegue combater o mau colesterol do organismo, que é o que causa problemas de saúde. Ademais, ele também tem compostos sulfúricos com ação antioxidante, reforçando o sistema imunológico.
- Como consumir: o alho pode ser adicionado na alimentação como tempero de pratos principais ou então em complementos específicos. É o caso do molho e do patê de alho, por exemplo. Uma boa opção é cozinhar ou assar a cabeça de alho, o que amenizará o sabor dele, e consumi-lo durante as refeições.
5 Aveia
A aveia é um poderoso alimento para controlar e combater o colesterol, porque possui uma grande quantidade de fibras solúveis, que facilitam a absorção de gordura pelo organismo. Com isso, evita-se a transformação da gordura em colesterol.
Paralelamente, a aveia é uma aliada de quem deseja emagrecer, já que controla a saciedade e faz com que se passe a comer menos, além de ser um alimento que melhora o funcionamento do intestino e estimula a eliminação de toxinas do organismo.
- Como consumir: a aveia pode ser inserida no café da manhã, junto ao iogurte, salada de frutas ou vitamina. Se preferir, também existe a possibilidade de acrescentá-la a bolos, como o de maçã e banana.
Outras boas pedidas são os pães e biscoitos de aveia, mas neste caso prefira os caseiros ou com farinha integral, que são mais saudáveis e têm menor quantidade de gordura. Ao consumir esses alimentos, não exagere, porque embora a aveia seja boa para o organismo o pão e biscoito costumam ser calóricos.
O que evitar para reduzir o colesterol
De modo geral, médicos e especialistas recomendam evitar alimentos que são ricos em gordura, como os embutidos, biscoitos recheados, produtos industrializados, com gordura hidrogenada ou ainda refeições pré-prontas.
Também é indicado diminuir o consumo de carne vermelha, especificamente com maior camada de gordura, e não abusar do queijo amarelo, que costuma contribuir para o aumento do colesterol.
Confira também: Phyto Power Caps benefícios? Febre do ramo de beleza dos cabelos que recentemente chegou no Brasil: Phyto Power Caps emagrecedor progressiva de chuveiro que tem auxiliado milhares de brasileiras por todo planeta a alisar os cabelos sem agredir.